Leonardo Martins - Mentalista

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Estereograma

Um estereograma é uma técnica de ilusão de óptica, onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional.

Basicamente deve-se ver cada uma das duas imagens bidimensionais com um dos olhos, gerando-se a ilusão da tridimensionalidade. Este efeito é possível graças ao efeito Estereoscópico (*), onde para a imagem captada por cada olho, o cérebro "funde" as imagens dando efeitos tridimensionais à visão.
Charles Street Mall, Boston Common. Soule, John P.Soule, 1827-1904 -- fotógrafo

Há anos, os estereogramas têm sido feitos sobrepondo-se fotografias com tomadas de ângulos ligeiramente distintos. Atualmente voltaram à fama, graças aos RDS (Random Dot Stereogram), criados com softwares específicos.

*Estereoscopia é um fenômeno natural que ocorre quando uma pessoa observa uma cena qualquer. A estereoscopia é a simulação de duas imagens da cena que são projetadas nos olhos em pontos de observação ligeiramente diferentes, o cérebro funde as duas imagens, e nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma sensação de visão de 3D.

Por meio da Estereoscopia é possível a confecção de Cartas Topográficas, num processo chamado Restituição, no qual um operador é capaz, a partir de duas fotografias aéreas, ver a imagem de um terreno em três dimensões, sendo assim capaz de desenhar o que vê num aparelho restituidor.

Site em Flash, gratuito, para criar o seu próprio Estereograma: Aqui.
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Um comentário:

Val disse...

GE-NI-AL!!!! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...