Leonardo Martins - Mentalista

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Neurociência e Escolha Livre



No vídeo, Marcus du Sautoy tem seu cérebro scaneado enquanto ele está deitado em um scaner de Ressonância magnética (fMRI). Tudo o que ele tem a fazer é esperar, e então decidir apertar um dos dois botões assim que decidir qual dos botões (um em cada uma das mãos). Então esperar, repetir, e de novo e de novo, etc.

Após a calibração, foi possível determinar o tempo de seis segundos em que Marcus decidiu apertar o botão, e ele de fato fazer isso. Seis segundos. O scanner poderia dizer seis segundos antes da própria consciência de Marcus dizer qual botão ele iria empurrar. Isto implica que ele (e nós), temos a consciência da tomada de decisão com um atraso significativo da própria decisão.

Desta forma, a consciência não pode de forma alguma ser considerada "responsável" ou um "decisor". Ela simplesmente se torna consciente de decisões que já foram feitas - não há livre-arbítrio. Outras implicações disso são que a percepção consciente deve ser gerada pelo inconsciente e que a mente consciente é, portanto, uma ilusão. Você ainda é você, mas a sensação que você tem de pensar e decidir não é real. Qualquer decisão tem sido gerada pelo seu computador biológico que é a sua mente inconsciente, também conhecida como o seu cérebro.

Um post anterior sobre este assunto: O livre arbítrio não existe

Um excelente artigo pode ser encontrado aqui.
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...