Leonardo Martins - Mentalista

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Seu Sexto Sentido

Em psicologia, intuição é um processo pelo qual os humanos passam às vezes, e involuntariamente, para chegar a uma conclusão sobre algo. Na intuição, o raciocínio que se usa para chegar a conclusão é puramente inconsciente, fato que faz muitos acreditarem que a intuição é um processo paranormal ou divino. Seu funcionamento e até mesmo sua existência são um enigma para a ciência. Apesar de já existirem muitas teorias sobre o assunto, nenhuma é dada ainda como definitiva. A intuição leva o sujeito a acreditar com determinação que algo poderá acontecer.


Por Matthew Hutson
Psychology Today, 03 jul 2012

Muito provavelmente, em algum momento da sua vida, você já sentiu alguém olhando para você. Talvez você estivesse no supermercado. Talvez caminhando pela calçada. Talvez sentado em um ônibus. E com certeza, quando você virou a cabeça para olhar, os olhos do suspeito encontraram com o seu. Você só teve uma experiência anômala.

O trabalho da mente consciente é formar uma história de todas as nossas sensações e reflexões. A vida como uma experiência não é apenas uma série de pensamentos desconexos e eventos, é uma narrativa coerente com um desdobramento em um universo ordenado. Mas às vezes temos experiências que não cabem em nossas expectativas e pode até contradizer o que a ciência nos ensinou ser possível. Em nossas tentativas de acomodar tais fenômenos sozinhos, muitas vezes nos voltamos para não comprovadas forças ou entidades. Começamos a acreditar no paranormal.

Experiência anômala deste tipo varia em sentir uma vibração estranha em uma sala a sentir-se fora do seu próprio corpo. Nós muitas vezes explicamos tais experiências usando conceitos relacionados aos espíritos, sorte, feitiçaria, poderes psíquicos, energia vital, ou mais terrestres (e extraterrestres) entidades. Tais explicações são muitas vezes mais atraentes, ou pelo menos mais intuitivas, culpar uma experiência ímpar em um truque da mente.

Uma das experiências mais comuns anômalos é a sensação de estar sendo observado. Quando você vê alguém olhando diretamente para você, as emoções se tornam ativadas-que pode ser emocionante ou reconfortante, ou assustador, e esta carga visceral pode dar a impressão de que quem olha transfere energia. Além disso, se você se sentir desconfortável e verificar para ver se alguém está olhando para você, seu movimento pode chamar a atenção confirmando suas suspeitas.

Outra experiência comum é déjà vu, um fenômeno que duas em cada três pessoas relatam. A maioria de nós minimiza-a como um soluço mental. De fato, os pesquisadores propõem que é uma sensação de familiaridade sem uma lembrança de que por que algo é familiar, ou talvez um problema de tempo no cérebro onde os pensamentos são experimentados duas vezes por causa de ligeiro um atraso de fiação, dando a segunda ocorrência uma estranha sensação de repetição. Mas algumas pessoas acreditam que é um vislumbre de uma vida passada.

Embora as experiências anômalas possam ser associadas com situações estressantes, patologias pessoais, ou déficits cognitivos, as experiências em si não podem ser sempre tão ruins, e podem realmente ser invenções saudáveis. São apenas as nossas tentativas de dar sentido a uma situação estranha. Afinal, não há nada melhor para mente do que uma boa história.

(...)

O artigo continua de maneira magistral falando sobre:

O Significado das Coincidências
Habilidades Psíquicas
Próximo da Morte ou Experiências fora do Corpo
Contato com Espíritos

Para continuar lendo (em Inglês)- Aqui.

Este artigo é uma sequência do post publicado em http://magicaemcena.blogspot.com.br/2012/08/procurando-por-coincidencias.html

Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...