Leonardo Martins - Mentalista

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Yarbus e o Estudo do Movimento dos Olhos


Alfred Lukyanovich Yarbus (1914-?) foi um psicólogo russo que estudou os movimentos dos olhos, entre os anos de 1950 e 1960.  

Yarbus foi pioneiro no estudo dos movimentos sacárdicos em imagens complexas, gravando os movimentos oculares realizados por observadores durante a visualização de objetos naturais e cenas comuns. Neste trabalho muito influente, Yarbus mostra que as trajectórias seguidas pelo olhar dependem da tarefa que o observador tem a executar. O olhar tende a saltar para trás e para frente entre as mesmas partes da cena, por exemplo, os olhos e a boca da figura de um rosto.

Se foi feito ao observador perguntas específicas sobre a imagem, os seus olhos se concentrar em áreas das imagens de relevância para as perguntas. 

Yarbus também inventou a ventosa de sucção, uma versão do que inclui um sistema óptico que pode ser presa por sucção para o olho humano para estudar as percepções visuais na ausência de movimentos dos olhos, uma condição de laboratório, chamado de estabilização da retina.


Vários fenômenos são criados com este conhecimento, muito abordado no livro "Truques da Mente". Exemplo deste efeito - AQUI

Abaixo, posts anteriores sobre fenômenos ligados a visão:

Post anterior sobre Síndrome de Charles Bonnet (Pessoa que perde parte da visão pode ganhar alucinações)

Post anterior sobre Estereograma (Um estereograma é uma técnica de ilusão de óptica, onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional)

Post anterior sobre Imagem Híbrida (Uma imagem híbrida é uma imagem que vista de longe parece uma coisa, de perto parece outra)
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...