Leonardo Martins - Mentalista

domingo, 16 de setembro de 2012

O Despertar - Cena Inicial do Filme

Na Londres de 1921, a arrogante e cética Florence Cathcart é famosa por expor fraudes e ajudar a polícia a prender charlatões. Abaixo, o início deste soberbo filme de produção da BBC.




Leia depois de ver o vídeo: O início deste filme é maravilhoso, e nos faz pensar porquê por alguns detalhes. A última cena choca pela veracidade. A mesma mulher que estava sendo enganada pelos vigaristas mostra sua fúria por ter suas falsas esperanças despedaçadas.

Uma outra coisa que chama muito a atenção era a forma como as pessoas entravam em contatos com espíritos no passado e em como elas entram hoje. O Brasil é o país com o maior número de Kardecistas do mundo, apesar da doutrina ter nascido na França. O próprio Allan Kardec fala que começou suas pesquisas por conta dos fenômenos das mesas que levitavam (O Livro dos Espíritos), mágica que era popular em sua época, e que hoje é executada em festas infantis.


Abaixo: Harrry Houdini revelando o método de um charlatão da época.

Na década de 1920, Houdini voltou suas energias para desbancar os auto-proclamados paranormais e médiuns. A formação de Houdini em mágica lhe permitiu expor fraudes que tinham sucesso enganando muitos cientistas e acadêmicos . Ele era um membro de uma comissão científica americana que oferecia um grande prêmio em dinheiro para qualquer meio que conseguisse demonstrar habilidades sobrenaturais. Ninguém foi capaz de fazer isso, e o prêmio nunca foi ganho.

O primeiro a ser testado foi George Valentim de Wilkes Barre, Pensilvânia. Como sua fama como uma "Ghostbuster" cresceu, Houdini foi levado a assistir a sessões em disfarce, acompanhado por um oficial de polícia e um repórter. Possivelmente, o mais famoso por ele desmascarado foi  Mina Crandon, também conhecido como "Margery"Houdini narrou suas façanhas de exposição em seu livro, A Magician Among the Spirits, em co-autoria com o C. M. Eddy, Jr. (sem créditos).

Essas atividades de Houdini custaram a amizade de Sir Arthur Conan Doyle (criador de Sherlock Holmes). Doyle, um firme crente no espiritismo, em seus últimos anos, recusou-se a acreditar em qualquer das denúncias de Houdini. Doyle chegou a acreditar que Houdini era um médium espírita poderoso, e tinha realizado muitas das suas façanhas por meio de habilidades paranormais e estava usando essas habilidades para bloquear aqueles que por outros meios poderiam "desbancá-lo" (ver Conan Doyle, The Edge of The Unknown , publicado em 1931). Esta discordância levou esses dois homens a se tornarem antagonistas públicos e fez com que Sir Arthur visse Houdini como um inimigo perigoso.


Posts relacionados
O que é Mentalismo
D.D.Home - O primeiro paranormal
Cartomante usava Google para falar com os mortos
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...