Leonardo Martins - Mentalista

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

5 dicas para derrotar o cinismo

O cinismo faz com que nos fechemos para o mundo e percamos grande parte da beleza da vida. Com mudanças simples, podemos tornar a nossa vida um pouco melhor.


O Dicionário de Inglês Oxford define o cinismo de uma forma muito esclarecedora: "... a disposição de não acreditar na sinceridade ou bondade de motivos e ações humanas ..." 

A principal coisa a se notar nesta definição é a presença da negatividade. Uma pessoa cínica, quase sempre escolhe duvidar, não acreditar ou desacreditar, mesmo quando não há nenhuma razão lógica para fazer isso.


Então, por que as pessoas pensam e se comportam assim? Há muitas escolas de pensamento sobre o assunto - para alguns, o cinismo é um mecanismo de defesa pessoal em que as pessoas se previnem de se abrir para o amor e amizade por medo de ser ferido. Outros dizem que ocorre devido a um evento traumático que ocorreu na infância e fez a pessoa "fechar-se".

Aqui estão algumas coisas super simples que você pode fazer para ficar no caminho do pensamento positivo e longe dos hábitos do cinismo:

1. Reconhecer o problema 

Como com todos os problemas o primeiro passo está no reconhecimento. Algumas pessoas passam a vida inteira sem perceber que elas são pessoas horríveis com perspectivas miseráveis ​​e olhar cínico do mundo. Agradeça a si mesmo pela sorte que você teve de reconhecer o problema e fazer algo sobre isso. Este é o primeiro passo.

2. Reconheça cada pensamento cínico 

Depois de ter percebido que você pode ser um cínico, a tarefa é começar a perceber isso mais vezes. Pense nisso como um pouco de meditação. A idéia é tornar-se em sintonia com sua própria mente e pensamentos e começar a tornar-se consciente de cada pensamento cínico que você tem.

3. Use a lógica para combater o cinismo 

 Lógica é uma coisa maravilhosa. Lógica permite superar as emoções destrutivas e outras coisas negativas em sua vida. Por quê? Porque 99% das vezes o motivo de sua depressão, ódio, ansiedade ou outro sentimento negativo é ilógica. Se você debater o sentimento negativo usando a lógica muitas vezes você vai achar que o sentimento negativo fica mais fraco.

4. Faça a escolha definitiva de ser positivo 

Tudo de bom na vida começa com uma escolha. Quando você escolhe fazer uma coisa, você deve fazer tudo para essa coisa acontecer.

5. Concentre-se nas qualidades das pessoas 

O último método que eu quero dar a você é o que tem funcionado melhor para mim. É a simples arte de escolher olhar as qualidades das pessoas ao invés de seus atributos negativos.

Se você é uma pessoa cínica e acha que você não tem amigos, tem um emprego ruim, a vida social pobre e é geralmente infeliz, então você pode concluir que os resultados de seu cinismo são ruins. Este é o tipo de coisa que se deve evitar.

Se, entretanto, você acha que o seu cinismo o ajuda a evitar problemas, então você pode concluir que ele está em um grau saudável. Certifique-se de aprender a diferença.

Fonte: Blog Paulo Coelho / The Daily Mind
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...