Leonardo Martins - Mentalista

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Como criminosos no futuro poderão hackear seu cérebro e roubar a sua senha de banco

Com interfaces cérebro-computador se tornando cada vez mais comuns, os pesquisadores alertam que os dispositivos poderiam criar uma ameaça totalmente nova:  o "Mind Hacking"














Um controlador de mãos-livres vendido pela Emotiv:
O dispositivo permite que você manipule um jogo de vídeo 
através da atividade elétrica do seu cérebro. 


"Interfaces cérebro-computador, ou BCIs (Brain-Computer Interfaces) - soa como uma criação de ficção cyberpunk, o material da realidade virtual", diz DJ Pangburn de Death and Taxes. "Não é assim." controladores BCI são muito reais, e usam suas ondas cerebrais para controlar a ação na tela em coisas como jogos de vídeo. Empresas como a Emotiv vende eles em prateleira, e a tecnologia está começando a ganhar força. Mas agora, os cientistas alertam que estes fones de ouvido de leitura da mente pode ser usados um dia para recolher a suas informações pessoais, potencialmente dando acesso a hackers a sua senha de banco, ou a localização de sua casa. Sim, diz Gregory Ferenstein da TechCrunch, é "super assustador." Aqui está o que você deve saber:

Como essas interfaces cérebro-computador funcionam?

Controladores BCI entram em sua cabeça e lêem a atividade elétrica do seu cérebro como um eletroencefalograma, ou EEG. Enquanto os dispositivos não podem ler exatamente seus pensamentos, controladores hands-free são vendido por 300 dólares pela  Emotiv e podem distinguir entre dois estados cerebrais: relaxado e concentrado. "Essencialmente, é como jogar um jogo de vídeo com apenas um botão. BCIs também tem aplicações médicas, e são frequentemente usados ​​para coletar neuro-feedbacks em coisas como distúrbios do sono, epilepsia, atenção em motoristas, e muito mais." diz Pangburn.

Como eles podem ser usados ​​roubar informações pessoais?

Um documento conjunto de autoria de pesquisadores da Universidade de Oxford, da Universidade de Genebra, e UC Berkeley demonstrou como headset da Emotiv pode ser usado para extrair informações como uma senha de banco. Os pesquisadores usaram o controlador BCI a zero em um sinal de ondas cerebrais específico chamado P300, que a qualquer momento marca picos quando o usuário vê algo que ele reconhece, como uma foto de sua mãe, ou seu número do CPF. Neste experimento, os administradores do estudo mostraram aos participantes imagens de coisas como o presidente Obama, os locais de sua casa, seu mês de nascimento, e possíveis senhas de banco, enquanto monitoravam a atividade P300.

O que os pesquisadores encontram?

"Ao monitorar as ondas cerebrais enquanto eram mostrados aos participantes essas imagens e números, os pesquisadores conseguiram adivinhar corretamente o primeiro dígito da senha com 20% de acerto, a localização da região de sua casa com 30%, mês de nascimento com 60%, e da agência bancária com 30%", diz Ferenstein. "Obviamente, essa não é uma grande taxa de sucesso , mas é muito mais rápido e mais perto do que simplesmente tentar adivinhar 16 dígitos do número seu cartão de crédito ou endereço de sua casa", diz Ben Weitzenkorn da Security News Daily. Com um pouco mais de refinamento, os pesquisadores podem marcar resultados mais precisos com hackers cerebrais.

Mas, na prática, como é que os hackers roubarão sua senha?

Imagine que hackers ganhem à sua rede de jogos, enquanto você está conectado a uma interface cérebro-computador. Ele pisca brevemente combinações de senha na tela, e monitora remotamente o seu sinal P300. Implausível, sim. Mas tal esquema poderia, no mínimo, aumentar as chances do hacker de adivinhar corretamente a sua senha. Na verdade, "como as tecnologias de leitura de ondas cerebrais se tornam mais difundidas, parece que deixar-nos inadvertidamente mais vulneráveis ​​a uma nova ameaça de segurança", diz Ferenstein: o "Mind hacking".

Fonte: The Week

Posts relacionados
Cientistas desenvolvem técnica para 'ler' pensamentos
Repórter da BBC testa aparelho que amplifica 'poder da mente'
Área do cérebro é responsável por ignorar notícias ruins
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...