Leonardo Martins - Mentalista

sábado, 15 de dezembro de 2012

Apollo Robbins irá roubar sua carteira

Apolo Robins irá roubar a sua carteira: uma conversa com o maior batedor de carteira do mundo

Por Chetan Nandakumar
Para Mental Floss

Apollo Robbins é bom em roubar coisas. Durante anos, este pickpocket de renome tem entretido platéias de Vegas roubando seus corações, geralmente roubando seus relógios e clips de dinheiro. Mas tudo mudou para Apollo depois que ele escolheu o bolso de um dos agentes do serviço secreto de Jimmy Carter durante um de seus shows. Sentei-me com Robbins para falar sobre a arte do pungismo, sua vida após Vegas, e por que ele permite que ciganos roubem coisas dele.

Como você entrou nesse negócio de pickpocketing?
Meus meio-irmãos estavam envolvidos com o crime. Mas eu era jovem demais para participar. Eu também tinha certas deficiências que impediram-me [de entrar em]: como minhas pernas arqueadas. Quando me tornei adolescente, eu corri para um amigo em uma loja de mágica que me colocou sob sua proteção. Eu comecei a ler sobre teoria da mágica e imediatamente misturei com aquilo que meus irmãos tinham me mostrado.

Seu estilo de pungismo é baseada em mágica?
Eu apliquei a minha mágica de maneira invasiva, que surpreende as pessoas. Existem dois tipos de mágica. Se você pensar nisso como artes marciais: não há disputa, onde você está fazendo isso com um parceiro e o outro é kata, onde você está fazendo uma exposição para o público. Muitas vezes, ilusões ou jogos de mágica são concebidos como uma exposição para o público assistir, mas o estilo que eu faço com o pickpocketing é diretamente interativo. Então eu usei essa idéia na construição do meu ato de pickpocket em Las Vegas.

Você mencionou uma história sobre um homem do serviço secreto de Jimmy Carter. Como foi roubar um guarda-costas do presidente em sua grande chance?
Meu show é parte variedades, parte mágica, então eu trouxe as pessoas para o palco. Eu roubo todas as suas coisas e dou de volta para eles. Mas há 7 ou 8 anos atrás, eu pickpocketing um dos agentes do serviço secreto de Jimmy Carter. Depois disso, fui abordado [como consultor] para os departamentos de polícia indivíduos de segurança. Eu comecei a visitar prisões, e eu comecei a aprender o conjunto de pensamentos e habilidades de ladrões reais.

Então, há uma diferença na forma como os ladrões e mágicos escolhem bolsos?
O pensamento é o mesmo. Mas você está em um contexto diferente que vem de um lugar diferente. Para um ladrão de rua, a prioridade, mais do que destreza ou  dedos ágeis, é ser capaz de monitorar onde a atenção de alguém está. É fascinante. Eles não tentam manipular a atenção [como um mágico faz], porque eles não querem ser memoráveis. Mas eles querem saber onde está a atenção de alguém. Se uma pessoa está focada em outro lugar, um ladrão pode colocar a mão inteira dentro [um bolso] e roubar.

E o que dizer de um mágico?
Você tem que acompanhar as respostas que você está recebendo a partir da pessoa que você está trabalhando e ajustar a sua performance. Da mesma forma que um diretor de cinema usa uma lente de câmera para desfocar um determinado item ou usa um foco de luz, uso de certos movimentos que atraem os olhos instintivamente.

Então, quais são os truques que um pockpocket de sucesso vai usar? 
Se você manter contato com os olhos quando você se aproxima de alguém e vai para o seu lado, a pessoa vai ficar muito focada em em seu rosto e na parte superior do seu corpo, pois é ameaçador para eles porque você está mantendo contato com os olhos. Mas se você quebrar o contato quando você se aproxima de frente e depois que dá um passo para o seu lado, você pode fazer isso. Se você não quer que eles se concentrem em algo que você está fazendo com as mãos, apenas incline a cabeça em seu espaço pessoal, que vai chamar a sua atenção, e eles vão querer olhar para você. Eu uso isso quando eu estou roubando.

Isso é loucura! É seguro conhecê-lo pessoalmente?
Em geral, sim. [Risos] Isso depende se estou dentro ou fora do tempo!

Qualquer outro truque profissional que você não se importe em partilhar?
Meu negócio é basicamente um negócio de pressupostos falsos - Eu crio premissas que parecem realidade e tiro proveito delas. Eu digo a alguém que vou tentar roubá-lo e os desafio a me pegar. Então eu vou usar movimentos de mão para criar premissas falsas. Vou colocar minha mão em seu bolso, e quando eu a tiro, eles estão esperando que eu tenha roubado algo. Então eu crio um ardil, movendo minha mão em um semi-círculo. Seus olhos instintivamente seguem o movimento, quase como um gato persegue uma linha que o fascina.

Então, o ardil está no semi-círculo?
Exatamente. Se você mantiver o seu movimento da mão em uma linha reta, a pessoa não vai segui-lo. Eles vão pular para o local final e vão pular de volta para o bolso, e vão pegar o seu outro lado, se você está fazendo alguma coisa. Mas, esse não é o único truque. Se eu vou roubar alguém, eu vou bloquear o que eu estou a ponto de roubar, mas eu espero. Vou usar declarações e situações que criem um diálogo interno para que eles tentem adivinhar. Eles podem dizer: "Eu acho que ele fez isso." E você pode detectar isso. Você desenvolve um sentido de detectar exatamente isso.

E quando eles são capturados neste diálogo interno, e depois?
Quando eles têm o diálogo interior, que suprime os seus sentidos externos, então, estão no modo que não podem sentir quando você está puxando alguma coisa, e eles não podem vê-lo, até mesmo os seus óculos são puxados para a direita fora de seu rosto. Há um batedor de carteiras que se especializou nisto o Bora. Ele remove óculos sem que as pessoas percebam, apesar de seu campo de visãoter mudado.

Isso soa incrível. Então, o pickpocketing ainda é uma arte que as pessoas estão praticando nas ruas?
Definitivamente. Isso é que foi interessante para mim. Você tem equipes organizadas equipes que se tornaram muito comuns nos EUA, especialmente em torno de grandes eventos esportivos - O Super-Bowl, Kentucky Derby, etc. Eu me especializei em pickpocketing na Espanha. Eu só queria sentir a sensação.

Como se sentiu?
Fascinante. Duas senhoras ciganas de fora do Alhambra me mantiveram em uma moldura. Uma senhora estava chegando por dentro com um saco e tirou umas folhas de samambaia e a outra foi travou meu cotovelo e tentou me roubar por trás. Eu os vi fazendo isso com outras pessoas, então eu me posicionei para que eu estivesse em fila para elas.

Então, e agora?
Eu estou trabalhando como consultor em um shows, ensinando-lhes como fazer esses tipos de técnicas na televisão. Eu também trabalho com atores e escritores. Você pode me pegar no istealstuff.


Fonte: Mental Floss

Posts relacionados:
Teste seu cérebro, preste atenção - Apollo Robbins
Ramon Amaral - Furto Simulado
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...