Leonardo Martins - Mentalista

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Como seu cérebro interpreta as cores

O Prof. Tom Freeman do Departamento de Psicologia da Universidade de Cardiff explica como vemos as cores após uma ilusão de ótica e como ela funciona.


O vídeo mostra como ocorre o efeito de cor em seu cérebro. Para isso, mantenha o foco dos seus olhos no ponto preto da figura. Mantenha o foco por 30 segundos (até a foto se tornar preto e branco)...



A foto se tornou preto e branco, mas você a viu colorida. Quando olhou rapidamente para fora do ponto, ela se tornou preto e branco. Assim que você voltou ao ponto preto, ela voltou a ser colorida.

Você já deve ter ouvido falar que a tela de uma televisão é feita de pequenos pontos vermelho/verde/azul, e com a combinação das 3, produz as cores que você vê na TV.

Nós temos 3 tipos de cones receptores em nossa retina que nos ajudam a criar a noção de cor (cones sensíveis ao vermelho, ao verde, e ao azul).

A ilusão acontece nesta foto, porque ela fadiga os cones responsáveis pelo azul e vermelho. Quando a foto é alterada para preto e branco, vemos uma diferença causada por essa fadiga, e os cones responsável pelo verde percebem muito mais esta cor.

O cérebro só consegue construir a noção de cores por diferenças de atividade nesses 3 tipos de cones. E por isso, somos afetados quando vemos diferentes regiões de uma mesma figura (estar focado no ponto preto ou não).


Você provavelmente vai gostar também de:
Beau Lotto: Ilusões óticas mostram como enxergamos
mentalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...