Leonardo Martins - Mentalista

sábado, 29 de junho de 2013

Bombeiros da França usam Hipnose para ajudar vítimas


Publicado em 24 de junho no Connexion France


"Olhe-me nos olhos, sua mente está vazia, o seu corpo está relaxando", diz o bombeiro, usando as palavras calmantes de hipnose para ajudar uma vítima de trauma - uma técnica que está sendo iniciada por bombeiros na região leste da Alsácia (França).

No Corpo de Bombeiros de Haguenau, 120 bombeiros foram treinados em hipnose médica de base que pode ser usada ​​para acalmar alguém preso sob os escombros ou em um carro após um acidente, ou até mesmo em uma pessoa que sofre um ataque de asma. A ideia é que a hipnoterapia pode complementar a assistência tradicional de primeiros socorros.

"Estas são técnicas verbais, de movimentos e respiratórias que visam aliviar a dor e a ansiedade, mas que, obviamente, não substituem os primeiros socorros tradicional", explica Cécile Colas-Nguyen, uma enfermeira e membro da brigada de incêndio, e uma instrutora de hipnose.

Enquanto os bombeiros que chegam ao local de um acidente começam a trabalhar cuidando de feridos ou cortando coisas para livrar uma vítima, o pessoal treinado em hipnose estabelece uma ligação mais pessoal com a pessoa e desvia a sua atenção para longe do trauma da cena.

Normalmente, os bombeiros falam com uma voz calma e ponderada e têm o cuidado de evitar quaisquer palavras negativas. Em vez de focalizar a dor da pessoa, a ênfase é sobre seu bem-estar.

"Enquanto meus colegas cuidam da sua segurança, sua mente vai viajar para as pistas de esqui e seu corpo vai ficar aqui", fala um bombeiro novato em um exercício de treinamento em uma vítima que confidenciou amar esportes de inverno.

O chefe do Corpo de Bombeiros de Haguenau, David Ernenwein, diz que está "convencido" de que o método é útil. "Todos nós temos notado que quando seguramos a mão de alguém, as coisas vão melhorar, mesmo que não rotulemos como"hipnose". A primeira coisa que nós podemos fazer para ajudar as pessoas é acalmá-las, e esta técnica tem nos dado as ferramentas para fazer isso, para ajudar as pessoas a sofrerem menos".


Equipes de resgate testam a nova técnica


No momento, apenas os bombeiros da Alsácia estão usando esta técnica, mas Yves Durrmann, médico-chefe da brigada, diz que os bombeiros de toda a França deveriam usá-lo.

Mas, primeiro, a utilidade da técnica tem que ser comprovada: assim, pelo menos nos próximos seis meses, a brigada de Haguenau estará mantendo um registro da taxa, os níveis de dor no coração ou emoções das vítimas que eles ajudam.

Estes resultados serão comparados com estatísticas de vítimas atendidas pelos bombeiros que não usaram a hipnose como eles.

"A nossa primeira avaliação parece mostrar benefícios: em 100% dos casos, as pessoas disseram que se percebiam o tempo de maneira distorcida, em outras palavras, que o tempo que os bombeiros levaram para cuidar deles parecia menor do que realmente foi", diz Colas-Nguyen.

Funcionários do Ministério do Interior estão cautelosamente otimistas. Stephane Donnadieu, um bombeiro médico treinado e conselheiro para as operações de resgate da França, disse: "Nós já sabíamos há algum tempo que a hipnose funciona, ela não é um placebo, mas você precisa de pessoas devidamente treinadas. Esse é um desafio, pois as equipes só recebem formação de curta duração."

"Realmente não é hipnose pura que é usada", ele diz, "mas certos tipos de técnicas de hipnose". Mas "se isso pode trazer uma maior calma, empatia e apoio, já não é mau", diz ele.

O verdadeiro teste será ver se os bombeiros podem usar com sucesso suas novas habilidades em circunstâncias particularmente ruidosas e traumáticas, acrescenta.

Não tem problema, diz Colas-Nguyen. "Nós podemos ajudar as vítimas a se desligar do que está acontecendo ao seu redor. E mesmo com o beep-beep de equipamentos médicos, podemos chamar a atenção de uma pessoa para que possamos ajudar a transportá-las para outro lugar", diz ela.


Mais uma dica do meu amigo, Ed Rocha.

Fonte: Connexion Francementalismo mágica mentalista entretenimento adulto
Para receber artigos como este em seu Facebook, é só curtir a minha página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...